
10/10/2024 às 16h16
Por Sarah Azevedo
Hoje (10), alunos da Escola Municipal Professora Eulina Ribeiro Alencar participaram da Jornada Sesc de Literatura (PCG), um projeto que visa aproximar a literatura do público por meio de atividades voltadas para a relação entre leitor e livro.
As atividades na escola foram divididas em dois momentos: o primeiro incluiu uma roda de leitura, contação de histórias e performances literárias, realizadas pelos atores Priscila Angel e Julien Costa; o segundo consistiu em uma oficina de ilustração, ministrada pela artista visual Beth Krisam, e de poesia, conduzida pelo escritor Richard Plácido.
A diretora da unidade de ensino, Maria Marlene, expressou sua alegria em participar do projeto. “É uma grande satisfação receber essa equipe maravilhosa do Sesc aqui na escola. Este projeto só trouxe benefícios, complementando a educação dos nossos alunos. Nossas crianças amam as oficinas, os temas e as inovações que a equipe apresenta.”
Durante uma das atividades, o aluno do 3º ano, Abraão Douglas, teve a oportunidade de improvisar uma história ao lado do ator Julien. “Eu gostei muito das atividades de hoje, principalmente da parte com o Julien. Foi muito legal falar na frente de todo mundo”, comentou.
A Jornada Sesc de Literatura é o maior projeto literário do Sesc Alagoas. De acordo com a analista de Literatura Rafaela Sá, até o dia 31 deste mês, o projeto atenderá 15 escolas, incluindo as unidades Sesc Jaraguá, Sesc Ler Palmeira dos Índios e Sesc Ler Teotônio Vilela.
Sobre o Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG)
O Jornada Sesc de Literatura é realizado por meio do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), que destina um terço dos recursos do Sesc para a educação básica e continuada, além de ações educativas nas áreas de saúde, lazer e cultura. Desse total, metade dos recursos é destinada a atividades gratuitas para pessoas com renda bruta familiar de até três salários mínimos.