Conversando Sobre Saúde inicia programação de 2024 no Sesc Guaxuma

Alterne entre as áreas

Conversando Sobre Saúde inicia programação de 2024 no Sesc Guaxuma

Projeto visa proporcionar mais qualidade de vida a mulheres de baixa renda

04/03/2024 às 13h21

Hoje (4), o projeto Conversando Sobre Saúde (PCG), do Sesc Alagoas, retomou suas atividades no Sesc Guaxuma. Durante o evento de abertura, realizado no período da manhã, as participantes do projeto se reuniram para assistir a palestra “O autocuidado e o direito à saúde”, ministrada pela assistente social, da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, Teresa Carvalho. Além disso, as inscritas foram informadas sobre as regras a serem seguidas ao longo do ano.

O objetivo do Conversando Sobre Saúde é promover a melhora da qualidade de vida de mulheres por meio de ações educativas em saúde e da prática de atividade física. Suas atividades acontecem uma vez por semana e são destinadas a mulheres com idade a partir de 25 anos e renda bruta familiar de até três salários mínimos.

Em sua fala, durante o evento de abertura, a gerente de saúde do Sesc Alagoas, Janaína Valença, falou sobre como o projeto busca pensar a saúde de maneira integral, abordando diversos aspectos da vida humana que se relacionam com ela. “Não tem como ter saúde, em seu completo estado, sem ter as condições básicas pra isso, sem ter empoderamento pra mudar uma situação adversa, sem ter vontade de levantar da cama pra fazer uma atividade física. Saúde representa um conjunto de fatores que precisam fluir e, estar aqui, conversando sobre saúde, exercitando a saúde, é apenas um deles”, disse Janaína.

A aposentada Maria de Fátima Silva é integrante do Conversando Sobre Saúde e compartilhou sua experiência como participante do projeto nos anos anteriores. “O Conversando é maravilhoso, e não é só para conversar e caminhar não. Aqui tem várias atividades e aprendizagem constantes, e a gente aprende e passa pra outras; vai vivendo e aprendendo”.

Sobre o Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG)

O Conversando Sobre Saúde faz parte do Programa de Comprometimento e Gratuidade, que destina um terço dos recursos do Sesc para a educação básica e continuada e ações educativas relacionadas às áreas da saúde, do lazer e da cultura, sendo metade desse recurso atribuída à oferta de atividades gratuitas a pessoas com renda bruta familiar de até três salários mínimos.

INSTAGRAM YOUTUBE