05/12/2024 às 17h36
Por Sarah Azevedo
Nessa quarta-feira (4), o Sesc Guaxuma foi palco do evento de encerramento do projeto Conversando Sobre Saúde (PCG), uma iniciativa do Sesc Alagoas que visa proporcionar mais qualidade de vida para mulheres de baixa renda, com idades a partir de 25 anos e moradoras do Litoral Norte de Maceió.
Realizado de março a dezembro, o projeto promove atividades semanais no Sesc Guaxuma, oferecendo às integrantes a oportunidade de praticar exercícios físicos com acompanhamento profissional e participar de oficinas e palestras sobre saúde feminina e outros temas de interesse do grupo.
O encerramento contou com apresentações culturais realizadas pelas próprias participantes, que montaram um coral e um conjunto de baianas, cuja percussão foi conduzida por Dona Edleusa, Patrimônio Vivo Cultural de Alagoas. Para encerrar a festividade, todas assistiram um show ao vivo do cantor Johny Black.
Em dado momento, Marileide Gonzaga, dona de casa e participante do projeto há três anos, compartilhou como a iniciativa foi fundamental para sua saúde mental. "Eu vivia muito deprimida, só chorava. Aqui, além de fazer exercícios, participo de festas, viagens e encontro muita animação. Foi aqui que consegui levantar minha cabeça", relatou.
Ana Maria, outra participante, também destacou a transformação que o projeto proporcionou em sua vida. "Costumo dizer que renasci aqui. Fiz novas amizades, encontrei uma segunda família. Aqui eu tiro todo o meu estresse", afirmou.
As vagas para o Conversando Sobre Saúde são abertas por meio de edital, geralmente divulgado entre março e abril, no site oficial do Sesc Alagoas.
Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG)
O Conversando Sobre Saúde faz parte do Programa de Comprometimento e Gratuidade, que destina um terço dos recursos do Sesc para a educação básica e continuada e ações educativas relacionadas às áreas da saúde, do lazer e da cultura, sendo metade desse recurso atribuída à oferta de atividades gratuitas a pessoas com renda bruta familiar de até três salários mínimos.