Espetáculo circense “Mar Acá” abre programação do Palco Giratório, no Sesc Centro

Alterne entre as áreas

Espetáculo circense “Mar Acá” abre programação do Palco Giratório, no Sesc Centro

Apresentação do Grupo Locômbia Teatro de Andanças encanta público com celebração da cultura latino-americana

09/09/2024 às 22h47

Por Sarah Azevedo

Começou hoje (9) a programação maceioense do Palco Giratório 2024. A estreia ficou com o grupo roraimense Locômbia Teatro de Andanças e seu espetáculo “Mar Acá”. A apresentação, realizada às 20h no Teatro Jofre Soares (Sesc Centro), encantou o público com sua poeticidade e caracterizações vibrantes.

“Mar Acá” narra a aventura de Llamichu, um palhaço ameríndio das cordilheiras dos Andes no Peru. Por meio da linguagem gestual, o espetáculo explora a transformação cultural sofrida pelos indígenas, abordando questões ecológicas e a valorização da diversidade cultural. O elenco é composto por Orlando Moreno (Lhamichu e saxofone), Beatriz Brooks (Iara ou Mãe Natureza, Monge, Raposa e clarineta) e Shanti Sai (Curupira, flauta e efeitos musicais).

A fotógrafa e circense Benita Rodrigues, presente na plateia, ficou maravilhada com a apresentação. “O que mais me chamou a atenção foi o gestual, a forma de eles se expressarem sem usar as palavras, usando apenas o corpo, a mímica, o sorriso, a música”, afirmou.

O Palco Giratório, que viabilizou a vinda do espetáculo a Maceió, é uma ação nacional do Sesc dedicada ao intercâmbio e à difusão das artes cênicas. O projeto reúne grupos artísticos de diversas regiões do Brasil para percorrer o país apresentando espetáculos e realizando atividades formativas, como oficinas, intercâmbios e debates.

Sobre a participação no projeto, Beatriz Brooks comentou: “Estamos gostando muito da experiência. Já tínhamos a tradição de viajar, mas o Palco Giratório nos permite viajar de uma maneira nova, com uma estrutura de produção local e sendo muito bem recebidos”.

A direção cênica de “Mar Acá” é de Orlando Moreno, com figurinos de Ocilene Macedo e Maybell Brooks, trilha sonora de Pedro Linke e Renato José Costa, iluminação de Enrique Portal e máscaras de Nonato Tavares e Luis Ricardo Gaitan.

A programação do Palco Giratório continuará até sábado, 14 de setembro. Os espetáculos são gratuitos e abertos ao público, bastando comparecer para prestigiar.

Programação

  • 10/9, às 20h: espetáculo Mar Acá – Grupo Locômbia Teatro de Andanças (RR)

 

  • 11/9 e 12/9, às 20h: peça Maria Firmina dos Reis, uma voz além do tempo – Núcleo Atmosfera (MA)

Releitura sobre a vida e a obra da primeira mulher negra a publicar um romance no Brasil, Maria Firmina dos Reis. Em paralelo à vida de Maria Firmina, a atriz Júlia Martins traz sua história de vida e de outras mulheres e homens negros que se intercalam com a história de vida da escritora.

  • 13/9 e 14/9, às 20h: espetáculo Adobe – Luciana Caetano (Grupo Solo de Dança)

Solo de dança contemporânea interpretado por Luciana Caetano, Adobe parte da premissa de símbolos e elementos da cultura negra, em especial da mulher negra.

INSTAGRAM YOUTUBE