28/09/2024 às 15h33
Por Robson Muller
Com o objetivo de compartilhar os resultados dos projetos “Obesidade não é brincadeira” e “ODS para a manutenção da vida no planeta”, a Escola Sesc Jaraguá reuniu pais, alunos e equipe escolar em um evento de culminância realizado, na manhã deste sábado (28), no cinema do Parque Shopping, em Cruz das Almas.
A programação do evento foi dividida em dois momentos, um para cada turno, e contou com a apresentação de um coral formado por alunos da escola, a exibição de um documentário sobre os dois projetos destacados na culminância, além de uma apresentação teatral sobre as relações entre pais e escola, realizada pela Companhia do Imaginário.
Layanne de Paula, mãe de Joaquim, do G1, estava presente no evento de culminância e enfatizou o resultado dos projetos escolares na rotina da família. “Eu já vejo mudanças na minha casa, na minha família. Eu consigo cobrar mais a mim mesma e ao meu esposo sobre alimentação, a nossa e a das crianças. Então, eu percebo uma influência importantíssima do Sesc em nossas vidas. O dia de hoje foi importante para conscientizar, mais uma vez, sobre a importância da saúde, da alimentação, de cuidar do nosso planeta”, disse.
Sobre os projetos
O projeto “Obesidade não é brincadeira” é colocado em prática no decorrer do ano letivo, por meio de estratégias educativas e lúdicas que têm por finalidade estimular alunos a seus familiares a terem hábitos alimentares mais saudáveis. “O senso crítico dos alunos é estimulado a partir do plantio e colheita de alimentos, e da preparação de receitas em oficinas culinárias, o que possibilita a descoberta de novos sabores, texturas, cores e cheiros”, explicou a nutricionista do Sesc, Priscilla Castro.
Já o projeto “ODS – para a manutenção da vida no planeta” promove uma conexãp entre as atividades pedagógicas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Unesco, que são um apelo global para a prática de ações que contribuam para o fim da pobreza, a proteção do meio ambiente e do clima e construção de um mundo em que todos possam desfrutar de paz e prosperidade.
Segundo a coordenadora pedagógica da Escola Sesc Jaraguá, Suzan Feijó, o projeto busca conscientizar a comunidade escolar a respeito de iniciativas que podem contribuir para um mundo melhor, a exemplo do descarte adequado de resíduos. “Objetivamos criar uma nova cultura, incentivar práticas sustentáveis nas famílias e o voluntariado, entre outras ações que estão diretamente ligadas aos objetivos da Unesco”, detalhou.