Sesc implementa aulas de pilates estúdio na unidade Poço

Alterne entre as áreas

Sesc implementa aulas de pilates estúdio na unidade Poço

Aulas são realizadas na sala de ginástica do Sesc Poço, com no máximo quatro pessoas por turma

21/01/2025 às 08h00

Por Robson Muller

Reduzir o estresse, melhorar a postura e a flexibilidade e prevenir lesões e doenças crônicas são alguns dos benefícios do pilates estúdio, atividade física de baixa intensidade que contribui para o fortalecimento do corpo e do core, por meio de exercícios de resistência e de alongamentos. Em janeiro deste ano, a modalidade passou a fazer parte da programação de serviços do Sesc, sendo mais uma alterativa para aqueles que buscam melhorar a qualidade de vida.

O sucesso foi tão grande que todas as vagas já foram ocupadas, no entanto, o Sesc estuda a possibilidade de ampliar o número de turmas e, consequentemente, disponibilizar novas inscrições ao público. As aulas são realizadas na sala de ginástica do Sesc Poço, com no máximo quatro pessoas por turma, duas ou três vezes por semana, e acompanhamento de uma fisioterapeuta.

No pilates estúdio, os exercícios são realizados em equipamentos específicos (cadillac, reformer, ladder barrel e chair), com a orientação de um profissional qualificado, responsável por fornecer orientação individualizada, corrigir posturas e adaptar as atividades de acordo com as necessidades de cada aluno, o que permite trabalhar diferentes grupos musculares.

Segundo a fisioterapeuta do Sesc Alagoas, Manuela Tenório, a atividade é ideal para quem está em busca de melhorar a saúde do corpo e da mente, independentemente da idade. “O pilates melhora a qualidade de vida, uma vez que contribui na mobilidade, na flexibilidade, na postura, na respiração e no fortalecimento muscular. Pessoas de qualquer idade podem praticar a modalidade, desde que seja com um profissional capacitado para orientá-los”, explicou.

A aposentada Rosiete Cipriano, 69 anos, começou a frequentar as aulas de pilates no Sesc e já sente uma mudança positiva na rotina. “É uma atividade nova para mim, mas já estou me sentindo muito bem, com mais mobilidade, agilidade e equilíbrio. Isso tem ajudado tanto nos meus afazeres domésticos quanto nos momentos de caminhada e dança”, contou.

 

INSTAGRAM YOUTUBE